sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

O dia da Ciência na ESPR!

No outro dia, houve lá na escola o dia da ciência! Então houve alguém que teve a ideia de fazer umas 10/12 experiências, até aqui tudo bem, não fosse o facto de termos sido nós, os alunos a ensinarmos aos nossos colegas de outros cursos, ou seja, o objectivo era explicar a experiência de modo a que eles percebessem.
Estava eu a perguntar o que acontecia a uma vela acesa, dentro de uma tina (terrina) com água se eu coloca-se um gobelé a tapar o oxigénio. E obtive uma resposta muito engraçada, nunca tinha ouvido isto, houve uma pessoa que disse que não acontecia nada á vela. E havendo outras que diziam que a vela apagava-se, e que a água ficava igual.
Eu já desesperada, acho que nunca me contive tanto para não rir disse: então vamos ver qual de vocês tem razão, e nisto tapo a vela, e ao fim de poucos segundos a vela apaga-se e a água vai ocupar o espaço do oxigénio. Depois da experiência, a rapariga deu-me razão. E agora peço desculpa por estar a dizer isto, mas fartei-me de rir quando ela se foi embora.

E ainda fiz mais uma experiência, nesta já não me ri tanto, ou melhor ri-me mas já não foi a mesma coisa. A experiência consistia em “esmagar” uma lata de qualquer refrigerenate, mas como, perguntam vocês? Temos uma tina (terrina) cheia de água fria, colocamos um pouco de água dentro da lata e colocamo-la em cima do fogão para que esta aqueça e entre em ebulição. Com a ajuda de uma pinça “emborcamos” a lata para dentro da tina mas com a abertura para dentro da água para que entre logo a água que está dentro da tina e assim ocorre um choque térmico.
Espero que tenham gostado! Mas atenção estas experiências só podem ser feitas a partir dos 29 anos e acompanhados pelos pais! :D

Beijinhos
P.S. Deixo aqui as fotos tiradas. E ainda houve um "aluno" a quem nós tivemos que explixcar as experiências, o Director da Escola!

3 comentários:

Coisas minhas disse...

ESqueci-me de contar um promenor. Então não é que quando eu estava a mostrar a experiência a um professor, vou acender o fogão, e pumba, o fosforo queima-me a mão! Fiquei tao envergonhada!

Beijinhos

Isália disse...

acho estas inicaitivas muito produtivas...são cativantes para quem explica e expõe os seus conhecimentos e para quem vai ter essa experiencia nova

Anónimo disse...

Ai Ai, a senhora cientista de batinha. Mt bem. lol